terça-feira, 17 de abril de 2012

Meninas Organizadas!


Meninas, neste post falaremos um pouco sobre organização. Ahhh, não venha me dizer que isso é algo utópico e coisa de nerd, que não é! UMA VIDA ORGANIZADA É UMA VIDA DE QUALIDADE! E todas podemos alcançá-la dia a dia.
Vejam essa imagem! Ela fala mais que mil palavras.



Quem já não viveu um dia desses? Um ambiente completamente desorganizado e cheio de tarefas acumuladas que não sabemos nem por onde começar?

              
Esse vídeo é muito interessante! Retrata momentos que frequentemente vivemos devido a nossa desorganização.

Perguntinha básica: Será que essa deve ser a vida de uma princesa. Claro que não né?!
Nós fomos feitas a imagem e semelhança de nosso Pai, o Rei dos Reis. E Ele é super organizado e criativo! Genesis 1 relata a perfeita organização do Pai na criação do mundo. Gente, Ele é “o cara” da organização. E como filhas, seguidoras e imitadoras, devemos ser também organizadas.Isso sem falar nos maridos ou futuros maridos... qual homem não gostaria de ter ao seu lado uma companheira que sabe organizar a casa, os negócios, a vida? A mulher ideal de provérbios 31 precisa ser organizada pra conseguir fazer aquilo tudo!Então meninas, mão à obra! Mas calma, não se apavorem! Sei que todas estão empolgadas para se tornarem AS organizadas. Mas vocês não vão dormir desorganizadas e acordar as super-meninas frenéticas por organização. ORGANIZAÇÃO É UM HÁBITO QUE DEVEMOS CULTIVAR DIA A DIA.
Devemos começar organizando o bem mais precioso que temos: o nosso TEMPO.
Meninas, vocês perceberam que ontem foi réveillon e amanha já é dia dos namorados? O tempo passa muito rápido! A bíblia relata que nossa vida é como uma sombra, quando nem percebemos já passou (Jó 8.9).
E quantas vezes reclamamos que o dia ou a semana passou e não tivemos tempo pra fazer nada? Mas essa é a questão: será que não tivemos tempo mesmo ou não administramos bem o nosso tempo?
Quando Deus nos deu a vida nos deu uma medida fixa de tempo. Você pode aumentar tudo que tem... o seu dinheiro, patrimônio, amigos, etc., mas não pode aumentar seu tempo. Quando investimos nosso tempo em algo, estamos investindo um pedaço da nossa vida que jamais iremos recuperar. Sendo assim, precisamos SABER USAR cada segundo das 24 horas que temos no dia.
Então, iniciando nossa caminhada rumo à vida bem organizada, listo alguns hábitos diários para um bom aproveitamento do seu tempo:

- Primeiro hábito primordial: 

- Durma somente o suficiente. Eu acho que dormir é uma tremenda perda de tempo. Mas, sei que é necessário dormir pra renovar as forças. Então durma somente o necessário para descansar. Nada de ficar 10 ou 12 horas dormindo. A bíblia nos deixa a dica: “O preguiçoso diz: ‘eu vou dormir só mais um pouquinho, vou cruzar os braços e descansar mais um pouco’. Mas, enquanto ele dorme, a pobreza o atacará como um ladrão armado” (Pv 6.10,11). Vai te atacar e roubar o tempo! Quando acordar só faltará 12 horinhas pra acabar o dia. E lá se foi mais um dia da sua curta vida desperdiçado!

- Faça uma lista de tudo que deve ser feito no dia. Não confie em sua memória. Anote todas as atividades diárias e carregue contigo. Vá riscando conforme forem sendo cumpridas. Assim não ficará pensando o que precisa fazer e nem esquecerá nada.

- Estabeleça prioridades. Na sua lista diária, ordene as prioridades e as desenvolva primeiro.
Eu sei que temos milhares de tarefas e compromissos importantes no dia, mas não esqueçam que nossa maior prioridade deve ser os relacionamentos. Se forem prestar atenção, os 10 mandamentos bíblicos se referem a relacionamentos, com Deus e com o próximo. Então, dedique um tempo pra sua família, ligue pras pessoas queridas que há muito tempo não vê, trate bem seu chefe e colegas de trabalho/estudo. Ah, mas não esqueça, nossa maior prioridade é Deus. Dedique a Ele as suas primícias... Todo dia ao acordar faça seu devocional, louve e converse com Ele. Quanto maior o tempo dedicado a algo ou alguém, maior é o valor dela, e você está dizendo “te valorizo o suficiente pra te dedicar meu bem mais precioso, meu tempo”.

- Não perca tempo com coisas inúteis. Sei que às vezes é bom distrair a cabeça com redes sociais ou assistindo TV. Mas não se não tem um foco, não gaste muito tempo do seu dia com isso. Ouça o conselho de um sábio: “... quem gasta o tempo com coisas sem importância não tem juízo” (Pv 12.11b).

- Planeje o dia seguinte. Nós mulheres sempre demoramos a escolher a roupa e nos arrumar. Uma boa manobra para isso é no dia anterior escolher a roupa que irá usar, arrumar a bolsa, o lanche, etc. E programar o horário pra começar a se arrumar e sair. Assim evitaremos a constante frase “desculpe o atraso”. Pv 21.5 nos adverte: “Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado passa necessidade”. O planejamento nos trará organização e fartura de tempo.

- Cuide de sua saúde. Se alimente bem e faça exercícios físicos diariamente. Você terá mais disposição e energia para realizar as atividades do dia e diminuirá a possibilidade de doenças. Ficar doente é uma imensa perda de tempo.

- Pare de protelar as coisas. Sempre tem aquela coisinha chata que não queremos fazer e deixamos pro dia seguinte, mas como diz o ditado, não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje. Faça e se livre logo disso!

- O que tirar do lugar, coloque novamente após o uso. Dessa forma você evitará acúmulo de bagunça, não perderá tempo procurando, pois saberá onde está guardado, e não gastará tempo arrumando a bagunça depois.

- Faça um backup dos seus arquivos do computador.  Como diz o ditado, prevenir é melhor que remediar. Você evitará dor de cabeça e protegerá dados que custaram tempo.

Meninas, continuem antenadas no blog que teremos muito mais dicas!!

TPM organizadas    #vocêpodeser


Por: Sheyla Lessa

Um comentário:

  1. Meninaaaaaas...amei esse post! Sheylinha arrasou! Todos os q li até hj são muito bons, mas esse moveu meu coração pq a organização do meu tempo é ainda pra mim, um desafio muito grande.
    Parabéns meninas, vcs se superam a cada dia e sinceramente, eu amo aprender com vcs!
    Amo todas!
    Andressa

    ResponderExcluir