terça-feira, 27 de março de 2012

Salvando as Madeixas!


O verão acabou... que pena! Você cuidou da alimentação, protegeu sua pele, que está com aquele bronzeado incrível, resplandecendo saúde. Mas mesmo com todo este vigor do verão, você se olha no espelho e alguma coisa está errada... e você finalmente se dá conta: Seu cabelo está destruído.

Pois é... se você esqueceu de proteger seu cabelo, é muito provável que ele esteja ressecado com pontas duplas, cor desbotada, sem brilho, com couro cabeludo oleoso e se for loura, esverdeado. Mas calma, nada disso é irrecuperável. Vamos resolver estes problemas dando dicas para voltar a ter aquele cabelo bonito e bem tratado.


1) Fios Ressecados:
Em casos leves, uma boa máscara de tratamento express dão conta do recado. No salão escolha técnicas de reconstrução que recuperem o brilho e a maciez dos fios. “A cauterização por exemplo ajuda a devolver saúde aos cabelos, pois age como cimento, selando as cutículas”. Tratamento com ampolas que restauram a fibra capilar de dentro para fora. “Elas repõem aminoácidos e queratina, deixando o fio saudável”.




2) Pontas Duplas:
A solução ideal para as indesejáveis pontas duplas é mesmo o corte. Quem não quer encarar a tesoura, precisa se prevenir. Para isso, é fundamental manter os fios bem hidratados, aplicando máscaras e séruns em casa ou fazendo tratamentos especializados em salão a cada 15 dias. Evitar prender os fios quando estiverem úmidos e aplicar protetor térmico antes de usar o secador ou a chapinha, também ajudam a manter a integridade dos fios.





3) Cor Desbotada:
O sol desbota e queima, o sol resseca e o cloro oxida o tom. “É importante usar os produtos que contêm ativos de proteção de cor e filtro solar, como cera de abelha, D-pantenol, estabilizadores e agentes hidratantes”. Há opções de tratamento nos salões que mantêm o tom uniforme, e dão brilho e têm ação antidesbotamento. Além disso é recomendado usar leave-in em spray para cabelos coloridos que podem ser aplicados em casa após o banho.




4) Cabelo Sem Brilho:
Quando as cutículas estão abertas, não há reflexos da luz, por isso o fio fica opaco. O sal da água do mar combinado com a radiação solar favorece a perda de água,
deixando os cabelos porosos, sem brilho, quebradiços e com pontas duplas. Para ajudar a fixar a água dentro da cutícula dos fios, use máscara à base de ceramidas, vitamina E, manteiga de karité e silicones. “Leave-ins com texteura de óleo também são bons aliados para formar um filme protetor”.





5) Loiro-esverdeado:
Os cabelos claros sofrem muito com o cloro, mar e sol. Para combater o esverdeado e o amarelado, use um shampoo com pigmentos violeta uma vez por semana. Aplicação de shampoo antirresíduos ou anticloro, seguidos de máscara de hidratação. Se você quiser um tratamento mais radical, propõe limpeza de cor ou matização, um processo feito em salão que remove o excesso de pigmento do fio sem causar o desbotamento.





6) Couro Cabeludo Oleoso:
Evitar usar shampoo hidratante. Mesmo que as pontas estejam secas, o ideal é aplicar um shampoo adstringente e diluí-lo em um recipiente com água antes de espalhar o produto no couro cabeludo. Lave duas vezes e use o condicionador apenas no comprimento e nunca na raiz. Uma vez por semana, complemente o tratamento com uma máscara com ação antisséptica e cicatrizante à base de menta, argila ou chá verde. Aplicando diretamente no couro cabeludo já limpo. Deixa agir por 20 minutos e lave novamente os fios.





Seguindo estas dicas simples, seu cabelo voltará à boa forma para um inverno sem traumas e com muito estilo e personalidade!!!






Tudo Para Meninas Inteligentes!




Por: Nathalia Alves
(Fonte: Revista ELLE Brasil - Fevereiro/12)

Um comentário:

  1. Ficou perfeita a matéria, assim não teremos mais desculpas que nossos cabelos estão feios né? :)

    ResponderExcluir